55 3375 . 3081

CLIMA - SEMANA FRIA E COM GEADA NO SUL DO BRASIL

Publicada em 24/05/2021

A presença de um ciclone extratropical no oceano provoca ventos fortes no Sul do Brasil nesta segunda-feira. O mar fica agitado e tem risco de ressaca entre o litoral do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina na segunda(24). Porém, com o sistema se afastando cada vez mais, os ventos já diminuem ao longo dos próximos dias. O destaque agora vai ser o ar seco e frio. Uma grande massa de ar seco de origem polar vai predominar, portanto o tempo fica firme na maior parte da Região e as temperaturas ficam baixas. Será uma semana de sol e praticamente sem chuva na Região Sul. Na terça-feira, 25 de maio, o dia vai amanhecer frio e com geada entre o norte gaúcho, oeste de Santa Catarina, Planalto Catarinense, na região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e nas áreas do centro-sul do Paraná e também em CuritibaHá risco de novos recorde de frio em muitos municípios, inclusive na capital do Paraná. A menor temperatura de 2021 em Curitiba, até o momento, foi de 8,5°C no dia 20 de maio. 

GEADA

Na quarta-feira ainda pode gear nas serras gaúcha e catarinense e no Planalto de Santa Catarina. Além disso, a Campanha Gaúcha, no sul do Rio Grande do Sul, vai receber um reforço do ar polar, portanto pode gear também durante a madrugada da quarta-feira(26).Algumas cidades do norte do Paraná até recebem alguma chuva entre quarta e quinta-feira, mas os volumes não serão expressivos. A chuva é isolada. Só no fim da semana que a chuva vai voltar a atingir mais regiões.Durante o fim de semana, a chuva se espalha rapidamente sobre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Volta a chover em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Poucas áreas brasileiras devem ficar com tempo seco. Nos próximos 7 dias, o ar seco atua no norte de Minas Gerais e de Goiás, a região do Araguaia no Mato Grosso, principalmente no nordeste do estado do Mato Grosso.

UMIDADE DE SOLO

Os mapas de umidade do solo mostram uma tendência de reposição da umidade do solo maior no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e no Espírito Santo. A chuva também irá beneficiar as áreas produtoras de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, apesar de uma expectativa de acumulados um pouco mais baixos e a reposição de umidade de solo não tão significativa. De qualquer forma, o retorno da chuva deve colaborar com o milho, cana-de-açúcar, café, laranja e pastagens.Para outras culturas, a chuva chegue tarde demais, como por exemplo, as áreas produtoras de segunda safra de milho onde já há sinais de perdas significativas, mas pelo menos a precipitação pode colaborar para a diminuição das perdas. Após a passagem da frente fria, a temperatura despenca em várias localidades, principalmente no centro-sul do Brasil. A temperatura mais baixa será observada na terça-feira (25). Os ventos frios de origem polar chegam ao Acre e Rondônia e estes estados irão observar o fenômeno conhecido como "friagem".

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/288539-semana-fria-e-com-geada-no-sul-do-brasil-nova-onda-de-frio-traz-friagem-na-terca.html#.YKuGZqhKhPY